O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) convoca o Segundo Concurso de Caricaturas: Procedimentos e Burocracia, no contexto da publicação de um novo livro que fará uma análise dos custos que os procedimentos públicos apresentam para os cidadãos da América Latina e do Caribe, assim como dos benefícios de simplificar e digitalizar os procedimentos para cidadãos e estados.



O Desafio

É a senhora da terceira idade que leva seis horas de ônibus desde seu município até a capital para solicitar a sua pensão, que chegando no seu destino repara que tinha deixados um dos documentos necessários em casa. É o jovem numa cadeira de rodas que luta ao subir as escadas de um escritório público para se inscrever num programa social. É a mãe solteira com o bebê no colo que espera na fila, na chuva, para obter a certidão de antecedentes criminais que ela precisa em sua busca de emprego.

Esta é a realidade dos procedimentos públicos em muitas partes da América Latina e do Caribe: transferências, espera, rejeições, filas, documentos e frustração. Atrás dessas experiências, há funcionários afogados no papel, com incentivos pobres para atender ao público, impedidos pela fragmentação institucional - um estado enredado em sua própria burocracia, lento para adotar novas tecnologias e desconectado do cidadão.

O primeiro concurso de caricatura usou o humor da caneta para chamar a atenção para a corrupção.

Em sua segunda edição, o concurso busca capturar criativamente exemplos:
  • Do impacto da burocracia na vida cotidiana dos cidadãos;
  • Das frustrações e os custos que os procedimentos impõem às pessoas em
    termos de tempo e recursos; e/ou
  • Das ineficiências dentro das estruturas do estado.
Os desenhos selecionados como finalistas do concurso serão utilizados para ilustrar as ineficiências relacionadas aos procedimentos públicos e serão publicados no livro mencionado acima.

Além disso, o concurso visa promover talentos emergentes em nossa região, por isso está aberto a artistas de toda a América Latina e Caribe.

PRÊMIOS

O Júri selecionado pelo BID elegerá um total de até 10 Finalistas, entre os quais serão escolhidos dois Ganhadores: um pelo Júri e outro pelo público, de acordo com o estipulado nas Regras e Critérios do Concurso.

As caricaturas dos Finalistas serão publicadas no novo livro do BID sobre simplificação e digitalização de procedimentos.

O Livro será publicado no primeiro semestre de 2018 e amplamente divulgado em toda a região por intermédio de veículos de comunicação, redes sociais e eventos.
Dispositivo profissional de ilustração de tamanho grande
Despesas para participar do evento Demand Solutions
Cópia impressa do Livro com agradecimento especial
Certificado comprovando sua escolha como Ganhador
Exposição de suas obras na sede do BID em Washington, D.C. (espaços físicos e virtuais)
GANHADOR SELECIONADO PELO JÚRI
Dispositivo profissional de ilustração de tamanho grande
Cópia impressa do Livro com agradecimento especial
Certificado comprovando sua escolha como Ganhador
Exposição de suas obras na sede do BID em Washington,D.C. (espaços físicos e virtuais)
GANHADOR SELECIONADO PELO PÚBLICO
Cópia impressa do Livro com agradecimento especial
Certificado comprovando sua escolha como Finalista
Exposição de suas obras na sede do BID em Washington,D.C. (espaços físicos e virtuais)
FINALISTAS

REGRAS E CRITÉRIOS DO CONCURSO

O Segundo Concurso de Caricaturas: Procedimentos e Burocracia (o “Concurso”) está aberto a desenhistas de todos os países da América Latina e do Caribe membros do BID (os “Participantes”).

Os Participantes deverão apresentar obras de sua autoria, originais ou publicadas sob seu próprio nome.

Os Finalistas (os “Finalistas”) deverão preencher e enviar a declaração que lhes será enviada pelo BID, pela qual garantirão que as obras inscritas no Concurso são originais e inéditas, que detêm os direitos de propriedade e autoria sobre as mesmas e que elas não infringem direitos de terceiros, como direitos de propriedade intelectual (a “Declaração”). Na impossibilidade de apresentar a referida declaração, suas obras não serão consideradas pelo Júri selecionado pelo BID (o “Júri”). Se um Finalista for menor de idade, a Declaração deverá ser preenchida, assinada e enviada por seus responsáveis legais.

Cada Participante poderá inscrever um máximo de 3 obras.

Serão aceitas obras exclusivamente em formato digital, em cores ou em preto e branco, em formato TIFF ou JPG, com tamanho entre 1 MB e 10 MB e resolução não inferior a 300 dpi. O sentido da ilustração deverá ser vertical, com um mínimo de 2.500 pixels de altura e 1.500 de largura.

Nas caricaturas, poderão ser usados textos curtos em
espanhol, português ou inglês.
Para compatibilizar o Concurso com o momento atual, as obras deverão destacar ideias baseadas em fatos específicos relacionados à situação política vigente nos países.

Será formada uma Comissão Organizadora, composta por 3 representantes do BID (a “Comissão Organizadora”).

Antes de repassar ao Júri as obras apresentadas, a Comissão Organizadora desclassificará aquelas que:
  • não cumprirem as regras e critérios do Concurso;
  • promoverem qualquer tipo de proselitismo político e/ou religioso;
  • ilustrarem comportamentos ou expressões vulgares, ou cujo conteúdo seja considerado indecente ou obsceno;
  • usarem conteúdo que viole ou infrinja direitos de terceiros;
  • usarem conteúdo que possa ser considerado difamatório, calunioso ou injurioso; ou
  • usarem conteúdo que promova intolerância, racismo, ódio ou danos contra qualquer grupo ou indivíduo, ou ainda discriminação por motivos de raça, sexo, religião, origem nacional, deficiência, orientação sexual ou idade.
Funcionários do BID poderão participar do Concurso, mas não poderão receber o dispositivo profissional de ilustração digital nem participar do evento Demand Solutions.
Para obter mais informações, veja as regras do concurso aqui

CRONOGRAMA

11 de setembro de 2017: Abertura do processo de inscrição

22 de outubro de 2017: Encerramento da aplicação

Outubro-novembro de 2017: Seleção de até 10 finalistas

Novembro 2017: Votação caricatura favorita da audiência

Dezembro de 2017: Anúncio dos ganhadores do júri e do público
INSCREVA-SE

PARCEIROS

Banco Interamericano de Desenvolvimento: Desde a sua fundação em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoia o desenvolvimento regional da América Latina e Caribe (ALC) por meio de soluções inovadoras e eficazes para os desafios do desenvolvimento econômico, social, institucional e ambiental da região. Ao longo desses anos, o trabalho do BID auxiliando seus clientes na elaboração de projetos e prestação de assistência financeira e técnica e serviços especializados em apoio às diversas intervenções, desempenhou um papel fundamental para lançar as bases do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza e das desigualdades na região. 
Direitos Reservados. 2017.
Banco Interamericano de Desenvolvimento.