Inscrições abertas para artistas de todas as Américas para envio de obras que reflitam o papel da arte no desenvolvimento. As propostas vencedoras serão reunidas para criar a Calçada das Américas, uma instalação artística de mais de 150 obras que exibirá a imensa criatividade artística do hemisfério e a relação entre arte e desenvolvimento.

O DESAFIO

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esta curando uma instalação de arte itinerante internacional chamada Calçada das Américas, a ser produzida no início de 2018. Esta abertura de inscrições convida artistas emergentes e que estão em meio de carreira de todos os países membros do BID nas Américas a apresentar propostas de artísticas que reflitam sobre um dos seguintes desafios de desenvolvimento que afetam a região: diversidade e inclusão, inovação, crescimento econômico e a globalização, da igualdade de gênero, sustentabilidade ambiental e justiça.  Toda a instalação tem como objetivo capturar a essência do papel social da arte nas Américas. O objetivo é ter uma conversa sobre os desafios significativos sem professar qualquer agenda ou ponto de vista político específico.

As propostas podem incluir reproduções digitas de uma obra de arte de qualquer meio, incluindo obras de arte digital. Para evitar cortes excessivos, as obras de arte devem ser submetidas em uma orientação horizontal.

Este convite é para artistas que querem provocar, inovar e oferecer novas perspectivas sobre os desafios de desenvolvimento da região bem como demonstrar a imensa criatividade artística das Américas.

Os participantes selecionados serão escolhidos para apresentar as reproduções de suas obras de arte para instalações provisórias. Os artistas manterão os direitos de propriedade intelectual do seu trabalho.  

O vencedor do prêmio será convidado a participar de um próximo evento de Demand Solutions para apresentar e mostrar seu trabalho. Todas as despesas de viagem serão cobertas, incluindo passagem, alojamento e diárias.

TERMO DE COMPROMISSO

INCENTIVOS

Primeiro prêmio:
Um vencedor do prêmio será selecionado pelas comissões de júris com base no mérito artístico e representação dos desafios de desenvolvimento. O vencedor será convidado a participar em um próximo evento de Demand Solutions para apresentar e mostrar seu trabalho. Todas as despesas de viagem serão cobertas, incluindo passagens, alojamento e diárias.
Todos os artistas selecionados receberão:
+
Exposição à comunidade internacional através de múltiplas instalações em toda a região.
+
Crédito em todos os materiais on-line e impressos relacionados à instalação.
+
Certificado de participação na exposição.
Uma única contribuição simbólica de USD $200 (duzentos dólares) pelo uso de reproduções nas instalações provisórias.

PERGUNTAS FREQUENTES

PRAZOS

17 de janeiro de 2018: Prazo para enviar a inscrição

2 de Fevereiro de 2018: Os vencedores serão notificados por e-mail

SOBRE

BID: O BID trabalha para melhorar vidas na América Latina e no Caribe. Pelo oferecimento de ajuda técnica e financeira a países que estejam trabalhando para reduzir a pobreza e a desigualdade, ajudamos a melhorar a saúde e a educação e a promover avanços na infraestrutura. Nosso objetivo é alcançar o desenvolvimento de uma maneira sustentável e não prejudicial ao clima. Com uma história que vem desde 1959, somos hoje a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Oferecemos empréstimos, subsídios e assistência técnica e fazemos pesquisas extensas. Mantemos um forte compromisso com a obtenção de resultados mensuráveis e com os mais elevados padrões de integridade, transparência e responsabilização.
Centro Cultural do BID
No BID, trabalhamos para destacar o valor da criatividade e da cultura como um motor de desenvolvimento na região. O Centro Cultural do BID produz exposições e programas que destacam o papel importante da criatividade no enfrentamento dos desafios de desenvolvimento da região, assim como também gerencia a Coleção de Arte do BID de aproximadamente 2.000 objetos.
O CITIES LAB: O Cities LAB é uma plataforma de serviços com o objetivo de incubar e aplicar projetos inovadores que tenham o potencial de agregar valor ao desenvolvimento urbano sustentável da América Latina e do Caribe. É um Programa de Assistência Técnica que, por meio de uma plataforma de inovação, co-design, experimentação e lições aprendidas, propõe-se a transformar o desenvolvimento urbano sustentável na América Latina e no Caribe.
Compartilhe
Direitos Reservados. 2017.
Banco Interamericano de Desenvolvimento.