PRÊMIO SUPERHERÓIS DO DESENVOLVIMENTO
PRÊMIO SUPERHERÓIS
DO DESENVOLVIMENTO
CANDIDATURAS ENCERRADAS





CONHEÇA OS FINALISTAS



O QUE É O PRÊMIO?

O BID está lançando esse prêmio para reconhecer lições valiosas aprendidas por agências executoras que conseguiram, com sucesso, enfrentar ou superar desafios surgidos durante a execução de projetos de desenvolvimento. O prêmio é parte de um esforço em melhorar o desempenho dos projetos financiados pelo BID, por meio do compartilhamento sistemático do aprendizado e conhecimento.
Esperamos aprender com as histórias de experiências de Agências executoras de projetos financiados pelo BID que enfrentaram ou superaram desafios importantes na execução de projetos ou que tenham reconhecido potenciais riscos à execução de projetos e implementado soluções inovadoras para evitá-los. Queremos compartilhar essas histórias em toda a América Latina e Caribe, para que elas possam agregar valor a projetos em andamento ou à preparação de novos projetos.

As propostas serão avaliadas por um painel de especialistas do BID e especialistas externos em desenvolvimento. Cinco finalistas de Empréstimos com Garantia Soberana serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:  pertinência do desafio de execução descrito; inovação; impacto da solução; e relevância do conhecimento que pode ser compartilhado com outros projetos. Os finalistas serão convidados a participar da Semana de Conhecimento em Washington, D.C., onde será anunciada a equipe vencedora.

Mais detalhes sobre o processo de premiação e prêmios podem ser encontrados aqui.
O QUE ESTAMOS BUSCANDO?

Equipes de agências executoras de projetos (co)financiados pelo BID sob a modalidade de Empréstimos com Garantia Soberana, desde que:

• O projeto esteja atualmente em fase de execução (projeto elegível para primeiro reembolso); ou
• O projeto tenha sido concluído e a data do último desembolso não tenha sido anterior a 1 de janeiro de 2016.

Para uma lista completa dos projetos de Empréstimos com garantia Soberana elegíveis, clique aqui.

Estamos buscando as suas histórias, sobre como você enfrentou e superou desafios significativos na execução do seu projeto, ou sobre como você reconheceu um potencial risco ou uma grande oportunidade e introduziu uma inovação para melhorar a execução do seu projeto. Será você o nosso próximo Superherói do Desenvolvimento?
DESAFIOS DA EXECUÇÃO/MELHORIAS

Conte-nos sobre como enfrentou circunstâncias difíceis, ou um desafio complexo de execução na implementação de um projeto BID; ou sobre a identificação de um potencial risco ou de uma oportunidade promissora e sobre como a sua equipe encontrou maneiras de melhorar a execução de seus projetos.
INOVAÇÃO
.
Queremos ouvir sobre como você resolveu esses desafios ou sobre como implementou melhorias criativas com ferramentas, métodos ou técnicas inovadoras e criativas que agregaram valor.
IMPACTO
.
Conte-nos sobre como as suas soluções ou abordagens levaram a resultados documentados e rentáveis que tenham potencial de ser replicados em outros projetos para melhorar vidas na América Latina e no Caribe.
COMPARTILHAR CONHECIMENTO
.
Demonstre as boas práticas em execução e gerenciamento de projetos e no enfrentamento de questões complexas de desenvolvimento, para ajudar outras agências na adaptação e replicação do sucesso e solução dos nossos Superheróis do Desenvolvimento.
COMO PARTICIPAR?

PROPUESTA

Para participar, as agências executoras elegíveis devem completar e enviar suas histórias antes das 5 PM EST de 30 de julho de 2018. O formulário de candidatura pode ser encontrado aqui.

Mais informações sobre o processo e regras da premiação podem ser encontradas em nossa seção de perguntas frequentes FAQs.


ENVIAR
CALENDÁRIO
07 JUN
Início dos envios
30 JUL
Encerramento dos envios
28 AGO
Anúncio dos finalistas
25 SET
Vencedores viajam para Washington, D.C., para participar da Semana de Conhecimento e da cerimônia de premiação
FAQ'S

Qual é o propósito do Prêmio Superheróis do Desenvolvimento?
O principal objetivo do Prêmio é reconhecer agências executoras que conseguiram, com sucesso, enfrentar ou evitar desafios surgidos durante a execução de projetos de desenvolvimento.  O prêmio é parte de um esforço em melhorar o desempenho dos projetos financiados pelo BID, por meio do compartilhamento sistemático do aprendizado e conhecimento.

A equipe do meu projeto é elegível para participar deste Prêmio?
Esta chamada é para Agências Executoras que estão executando ou que recentemente executaram um projeto financiado pelo BID. No caso do Haiti, estamos aceitando equipes responsáveis por doações. Especialistas ou pessoal do BID não são elegíveis para participar. Eles podem ser consultados como parte do processo e podem participar na preparação da narrativa do desafio de execução, mas o prêmio será cedido à equipe das agências executoras.
Precisamos participar como uma equipe, ou podemos fazê-lo como indivíduos?
Até três membros podem representar a equipe no envio da história. O BID analisará a elegibilidade da agência executora e reconhecerá a equipe da agência executora.

Nosso projeto com o BID conta com diversas agências executoras. Devemos enviar nossa história juntos?
Você pode, mas não é estritamente necessário. Todas as candidaturas devem fazer referência a todas as pessoas e instituições relevantes envolvidas especificamente no desafio e solução descritos, mas não há exigência ou limitação quanto ao número de pessoas ou organizações envolvidas em qualquer candidatura. A equipe que submeter a história é responsável por dividir o crédito e por reconhecer as contribuições de diferentes agências e indivíduos.

A nossa história envolve pessoas que não são membros da Agência Executora do projeto. Eles são elegíveis para participar?
As candidaturas podem envolver outras pessoas, mas todos os envios para o prêmio devem ser realizados por pessoal das agências executoras elegíveis. A solução ou inovação descrita na candidatura deve, no mínimo, ser ou ter sido supervisionada pela agência executora e deve ter (ou ter tido) impacto direto no desempenho ou resultado do projeto.
A “inovação” deve estar relacionada ao uso de novas tecnologias?
Não necessariamente. A inovação pode se referir a novos modelos de execução ou a novos e criativos métodos para enfrentar um desafio na execução de um projeto.
Podemos enviar mais de uma história?
Sim. Não há limites no número de histórias que podem ser enviadas por uma agência executora elegível.

Qual é o formato da candidatura?
Preencha o formulário seguindo os passos correspondentes. Os formulários estão na plataforma YouNoodle, onde deve ser feito um registro inicial. Somente as histórias registradas por meio deste formulário serão consideradas.
Qual idioma eu posso utilizar para enviar a minha candidatura?
Você pode enviar a sua candidatura em qualquer um dos quatro idiomas oficiais do Banco (inglês, francês, espanhol, português).  

E se tivermos informações adicionais que gostaríamos de incluir, mas que não se adequam aos requisitos do formato de envio?
Embora você possa enviar informações adicionais relevantes à sua história como parte da candidatura, o júri não considerará essa informação em sua avaliação. (Pode ser utilizada para propósitos de compartilhar conhecimento). É, portanto, recomendado garantir que todas as informações cruciais estejam inclusas no formato sugerido.

Podemos fazer alterações em nosso envio depois de enviada?
É possível fazer alterações e atualizar sua candidatura até a data e hora de encerramento da fase de envio (5PM EST de 30 de julho de 2018). As candidaturas recebidas após a data de encerramento não serão consideradas pelo painel de avaliação.
Como nosso envio será avaliado?
Todos os envios serão avaliados por um painel de especialistas do BID e especialistas de desenvolvimento externos. Até cinco equipes de Empréstimos com garantia Soberana serão selecionadas como finalistas, com base nos critérios a seguir: pertinência do desafio de execução descrito; inovação; impacto da solução, e relevância do conhecimento que pode ser compartilhado com outros projetos.

O que o BID fará com nossas histórias? Elas serão tornadas públicas?
Um dos objetivos principais desse Prêmio é promover o compartilhamento de conhecimento entre os praticantes de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Para este fim, todos os envios recebidos pelo BID podem ser formatados e publicados para divulgação pública.

Quais prêmios o vencedor receberá?
Todos os finalistas receberão uma viagem de até três membros para Washington, D.C., para participar da Semana de Conhecimento, no escritório da sede do BID. Durante a Semana do Conhecimento, membros das equipes finalistas poderão interagir com especialistas do setor e do país, receber treinamento em Gerenciamento de Projetos para Resultados customizado (treinamento PM4R), e participar de oportunidades para documentar e disseminar sua história, assim como um evento final do prêmio.

No evento final do prêmio, a equipe vencedora receberá um prêmio adicional.


Quais são as datas mais importantes do Prêmio?
07 de junho
Início dos envios

30 de julho
Encerramento dos envios

17 de agosto
Anúncio dos finalistas

25 de setembro
Os finalistas viajam para Washington, D.C., para participar da Semana de Conhecimento e da cerimônia de premiação
Mais perguntas?
Envie-nos um e-mail